Legislações
Paraná
Guia de legislações vigentes
Guia de legislações vigentes
Bem-vind@!
Acompanhe também as publicações relevantes da SEDEST no Diário Oficial do Estado do Paraná, na aba "Publicações e Notícias"!
Observação importante: utilize o site da Casa Civil do Estado do Paraná para encontrar as legislações citadas abaixo e seus respectivos anexos, na opção Pesquisa Rápida, caso o hiperlink não esteja redirecionando corretamente.
Utilize a "ctrl+F" para pesquisar palavras chaves rapidamente.
AECR - Áreas Estratégicas para a Conservação e Restauração da Biodiversidade no Estado do Paraná
Site IAT - AECR - Áreas Estratégicas para a Conservação e Restauração da Biodiversidade no Estado do Paraná.
PORTARIA IAT Nº 151, DE 02 DE MAIO DE 2024 - Estabelecer a Plataforma digital Áreas Estratégicas para a Conservação e Restauração da Biodiversidade (Plataforma AECR) como instrumento público de consulta para planejamento de políticas e ações que visam a Conservação e Restauração da Biodiversidade no Paraná.
Resolução Conjunta SEMA/IAP 005/2009 - Estabelece e define o mapeamento das Áreas Estratégicas para a Conservação e a Recuperação da Biodiversidade no Estado do Paraná e dá outras providências.
Aeródromo
Instrução Normativa IAT nº 23/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de aeroportos e aeródromos públicos e privados, civis ou militares.
(REVOGADA) Resolução SEMA nº 006/2017 - Estabelece requisitos, definições, critérios, diretrizes e procedimentos administrativos referentes ao Licenciamento Ambiental e Regularização Ambiental de aeroportos e aeródromos públicos ou privados, civis ou militares, a serem cumpridos no território do Estado do Paraná.
Agropecuária em APA
Instrução Normativa nº 03/2024 - Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelas Gerências Regionais de Bacia Hidrográfica/Núcleos Locais do Instituto Água e Terra-IAT, acerca das anuências de atividades agropecuárias nas Áreas de Proteção Ambiental - APAs Estaduais, para fins de financiamento rural.
Agrotóxicos
Instrução Normativa IAT nº 28/2025 - Estabelece normas e critérios para o licenciamento ambiental de Armazenadores de Produtos Agrotóxicos, seus componentes e afins, tais como Centros de Distribuição, Armazéns Comerciais em Distribuidores ou Cooperativas, Estabelecimentos Comerciais sem armazenamento, Depósitos para uso final, Armazéns para tratamento de semente com fins comerciais e Armazéns para tratamento de sementes para uso próprio.
Portaria IAT Nº 232 DE 28/06/2024 - Define a entrega regular de embalagens de agrotóxicos e afins.
PORTARIA CONJUNTA IAT/ADAPAR Nº 02/2023, DE 31 DE JULHO DE 2023 - Estabelece a inclusão de informações sobre a tipologia da embalagem de agrotóxico quando do registro da declaração de venda no Sistema de Controle do Comércio e Uso de Agrotóxicos no Estado do Paraná – SIAGRO.
PORTARIA IAT Nº 250 DE 19/05/2023 - Estabelece especificações mínimas para os sacos de resgate que são fornecidos pelas lojas ou quem comercialize agrotóxicos no Estado do Paraná.
PORTARIA IAT Nº 116, DE 10 DE MARÇO DE 2023 - Estabelece critérios para enquadramento das infrações e aplicação de multas ambientais relacionadas a logística reversa de embalagens de agrotóxicos, decorrentes da entrega considerada não tríplice lavadas corretamente, em desacordo com as orientações técnicas.
Lei Federal n° 7802/1989 - Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 51/2019 - Estabelece normas e critérios para o licenciamento ambiental de Armazenadoras de Produtos Agrotóxicos, seus componentes e afins, tais como Armazéns Gerais ou Centros de Distribuição, Armazenamento Comercial em distribuidores ou cooperativas e depósitos para uso final.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 26/2020 - Altera o inciso VI do art.9.º da Resolução SEDEST Nº 051, de 19 de novembro de 2019.
Resolução CONAMA n° 334/2003 - Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
Lei Estadual n° 7827/1983 - Dispõe que a distribuição e comercialização no território do Estado do Paraná, de produtos agrotóxicos e outros biocidas, ficam condicionados ao prévio cadastramento perante a Secretaria de Agricultura e Secretaria do Interior e adota outras providências.
Decreto Estadual n° 3876/1984 - Aprova o Regulamento da Lei nº 7.827, de 29 de Dezembro de 1983, que dispõe sobre a distribuição e comercialização, no território do Estado do Paraná, de produtos agrotóxicos e outros biocidas, na forma do Anexo que faz parte integrante do presente Decreto.
Resolução CONAMA n° 465/2014 - Dispõe sobre os requisitos e critérios técnicos mínimos necessários para o licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos.
Resolução Conjunta IAT/SEDEST nº 008/2022 - Padronização dos procedimentos e informações para disposição e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos.
Animais Apreendidos
Resolução CONAMA n° 384/2006 - Disciplina a concessão de depósito doméstico provisório de animais silvestres apreendidos e dá outras providências.
Aproveitamento de Material Lenhoso
Portaria IAP n° 108/2014 - Regulamenta o Aproveitamento de Material Lenhoso senil, desvitalizado e seco de espécies arbóreas nativas dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado. (Revogada pela Portaria IAT n° 331/2021)
Portaria IAT n° 331/2021 - Regulamenta o aproveitamento de material lenhoso de espécies arbóreas nativas dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, no Estado do Paraná.
Aterro Sanitário
Instrução Normativa IAT nº 33/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Aterros Sanitários no estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução CEMA n° 94/2014 - Estabelece diretrizes e critérios orientadores para o licenciamento e outorga, projeto, implantação, operação e encerramento de aterros sanitários, visando o controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais e dá outras providências.
Resolução CONAMA n° 404/2008 - Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos.
PORTARIA IAP N° 259 de 26 NOVEMBRO DE 2014 - Aprova e estabelece os critérios e exigências para a apresentação do AUTOMONITORAMENTO AMBIENTAL DE ATERROS SANITÁRIOS no Paraná e determina seu cumprimento.
Autorização Ambiental para Destinação de Resíduos Sólidos
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 01/2025 - Define as diretrizes para a utilização da areia descartada de fundição – ADF, em processos industriais ou construtivos no Estado, e dá outras providências.
PORTARIA IAT Nº 84, DE 04 DE MARÇO DE 2024 - Estabelecer critérios e procedimentos para dispensa de Autorização Ambiental para destinação final ambientalmente adequada de resíduos de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/SESA/IAT Nº 11/2023 - Estabelece procedimentos para recolhimento e destinação final adequada de carcaças de animais suspeitos e/ou confirmados para a esporotricose no Estado do Paraná.
PORTARIA CONJUNTA IAT/ADAPAR Nº 01/2023, DE 25 DE MAIO DE 2023 - Dispensar o Licenciamento Ambiental Estadual para o enterro ou destruição de animais mortos nas seguintes condições.
Portaria IAT Nº 37 DE 01/02/2023 - Suspende, por tempo indeterminado, os efeitos do Art. 16 da Portaria IAP nº 212, de 2019, deixando de ser obrigatório o registro de movimentação, expedição e recebimento, dos resíduos autorizados, nos termos que especifica.
Portaria IAP n° 212/2019 - Estabelece procedimentos e critérios para exigência e emissão de Autorizações Ambientais para as Atividades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Avicultura
Instrução Normativa IAT nº 36/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de empreendimentos de avicultura no estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 16/2020 - Estabelece condições e critérios e dá outras providências, para o licenciamento ambiental de Empreendimentos de Avicultura no Estado do Paraná e dá outras providências.
Barracão Triagem Resíduo
Instrução Normativa IAT nº 31/2025 - Licenciamento Barracão / Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Unidades de triagem de resíduos sólidos reutilizáveis ou recicláveis no estado Paraná.
(REVOGADA) Portaria IAP n° 155/2013 - Estabelece condições e critérios e dá outras providências, para o licenciamento ambiental de Barracões.
Biogás e Gasodutos
Instrução Normativa IAT nº 24/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para licenciamento ambiental de biodigestores com aproveitamento energético de biogás no âmbito do Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 18/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de Sistemas de Distribuição de Gás Canalizado e Sistemas de Transporte de Gás Canalizado, no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 08/2021 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de BIODIGESTORES COM APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE BIOGÁS no âmbito do Estado do Paraná.
Bovinocultura
Instrução Normativa IAT nº 35/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de empreendimentos de Bovinocultura estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 55/2019 - Estabelece condições e critérios e dá outras providências, para o licenciamento ambiental de Empreendimentos de Bovinocultura no Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 17/2020 - Altera o porte micro e mínimo de empreendimentos de bovinocultura constante no Art. 5º e 7º da Resolução SEDEST n° 55/2019.
Bracatinga - Manejo
Instrução Normativa IAT nº 07/2025 - Estabelece critérios e procedimentos para o corte de Mimosa scabrella (Bracatinga) na região de ocorrência do Estado do Paraná, na modalidade Manejo Florestal de Bracatinga, nos termos que especifica.
Resolução IBAMA/SEMA/IAP n° 01/2007 - Dispõe sobre o manejo da Bracatinga (Mimosa scabrella) no Paraná.
Portaria IAP n° 108/2007.
Portaria n° 195/2011 (Revogado pela Portaria IAP Nº 198 DE 26/10/2017)
(REVOGADA) Portaria IAP n° 198/2017 - Estabelece procedimentos para o corte de Bracatinga na região de ocorrência no Estado do Paraná, na modalidade Manejo Florestal da Bracatinga, nos termos que especifica.
CAFS, CETAS OU CETRAS, CRAS, SAFARI
Instrução Normativa IAT nº 01/2025 - Estabelece a obrigatoriedade de preenchimento do Sistema de Acompanhamento de Fauna e Registro de Animais Ingressados - SAFARI, pelas Gerências Regionais e Núcleos Locais do Instituto Água e Terra - IAT.
Instrução Normativa IAT nº 06/2025 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o Licenciamento Ambiental de mantenedores, criadouros científicos, criadouros conservacionistas, jardins zoológicos, Centro de Apoio à Fauna Silvestre – CAFS, Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETAS ou CETRAS, e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS, de fauna silvestre nativa e/ou exótica em condição ex situ.
Instrução Normativa IAT nº 05/2025 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o Licenciamento Ambiental de Criadouros Comerciais e Estabelecimentos Comerciais de fauna silvestre nativa e/ou exótica.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT N° 03/2022: Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos, premissas para o funcionamento dos Centros de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), dos Centros de Triagem/Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS ou CETRAS) e dos Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) estaduais ou que possuem parceria estabelecida oficialmente ao IAT, e estabelece os critérios para o ato administrativo da Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual-DLAE.
Caldeiras, Vaso de Pressão e Tubulações
Cana-de-Açúcar
PORTARIA IAT Nº 43/2022 - Determina que os empreendimentos que desenvolvem a atividade de produção de açúcar e/ou álcool, as usinas sucroalcooleiras, em operação no Estado do Paraná e que realizem a despalha de cana-de-açúcar por meio de queima controlada, deverão apresentar anualmente, em um prazo limite de 30 (trinta) dias antes do início da safra, o Plano de Ação a ser elaborado de acordo com o Termo de Referência do ANEXO I da presente Portaria. (Publicado em 25 de fevereiro de 2022)
Fornos de Carvão
Resolução Conjunta IBAMA/SEDEST/INSTITUTO ÁGUA E TERRA nº 01, de 19 de fevereiro de 2020 - Revoga Resolução Conjunta IBAMA/SEMA/IAP n° 47/2007.
Portaria IAT Nº 204 DE 08/07/2020 - Estabelece normas e procedimentos para licenciamento ambiental para produção e transporte de carvão vegetal de origem de espécies nativas e exóticas.
CAR - Cadastro Ambiental Rural
Instrução Normativa IAT nº 04/2024 - Dispõe sobre os critérios e procedimentos administrativos para a análise perimetral dos imóveis rurais de assentamentos de reforma agrária inseridos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural - SICAR.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA IAT Nº 03, DE 01 DE SETEMBRO DE 2023 - Dispõe sobre os roteiros de análise dos Cadastros Ambientais Rurais-CAR inscritos no Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SICAR.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05, DE 26 DE JULHO DE 2023 - Dispõe sobre os critérios e procedimentos administrativos para a análise individualizada e validação dos cadastros inseridos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural-SICAR.
Portaria IAT nº 82/2023 - Estabelecer procedimentos para o cancelamento administrativo do CAR visando correções junto ao Sistema SICAR.
Portaria IAT nº 23/2023 - (Revogada)
Portaria IAP n° 119/2016 - (Revogada) Institui o modelo de requerimento de cancelamento do CAR - RC - CAR junto ao Sistema SICAR.
Programa de Regularização Ambiental - PRA: PORTARIA N.º 015, DE 14 DE JANEIRO DE 2021 - Dispõe sobre a possibilidade dos proprietários e possuidores de imóveis rurais que realizaram a inscrição no CAR até 31 de dezembro de 2020, de adesão ao Programa de Regularização Ambiental - PRA, nos termos que especifica.
Cascalheira
Portaria IAP n° 290/2013 (Revogado pela Resolução SEDEST Nº 2 DE 16/01/2020)
Resolução SEDEST nº 2/2020 - Estabelece requisitos, definições, critérios, diretrizes e procedimentos referentes ao licenciamento ambiental de empreendimentos minerários.
Cavaco
Resolução IBAMA/SEMA/IAP n° 46/2007 - Estabelece normas e procedimentos para regularização ambiental de PRODUÇÃO E TRANSPORTE DE CAVACOS DE ORIGEM VEGETAL.
Cavidades Naturais Subterrâneas
DECRETO nº 6640/2008 - dispõe sobre a proteção das cavidades naturais subterrâneas existentes no território nacional.
CCL - Certificado de Cadastramento de Laboratórios de Ensaios Ambientais e de equipamentos para medições ambientais
Resolução CEMA n° 100/2017 - Estabelece critérios para o cadastramento de Laboratórios de Ensaios Ambientais e de equipamentos para medições ambientais e revoga a Resolução CEMA nº 095/2014.
Cemitérios
Resolução Conjunta SEDEST/IAT Nº 10 DE 18/07/2024 - Estabelece as diretrizes para o cumprimento do disposto no art. 17 da Lei Federal nº 11428/2006 e na Lei Federal nº 12651/2012 para a compensação ambiental, decorrente de supressão de vegetação nativa, pertencentes aos Biomas de Cerrado e de Mata Atlântica, e seus ecossistemas associados no Estado do Paraná.
Resolução CONAMA nº 335/2003 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios.
Resolução SEMA nº 02/2009 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios, estabelece condições e critérios e dá outras providências.
Formulário RLA
ANEXO 1 - Formulário para cadastro de cemitérios;
ANEXO 2 - Modelo de certidão do município quanto ao Uso e Ocupação do Solo;
ANEXO 3 - Projeto Básico Ambiental (PBA);
ANEXO 4 - Plano de Controle Ambiental (PCA);
ANEXO 5 - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
CEUC - Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas e Processos Administrativos
Portaria IAT nº 164/2025 - Regulamentar normas e procedimentos para realização de eventos comerciais nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra.
PORTARIA IAT Nº 255, DE 22 DE MAIO DE 2023 - Institui critérios para Conselhos Consultivos e Deliberativos de Unidades de Conservação Estaduais.
Portaria IAP nº 11/2012 - Estabelece conceitos para algumas categorias de manejo de unidades de conservação conforme estipulado pela Lei Federal n 9958/2000.
Portaria IAP nº 232/1998 - Regulamenta o Decreto Estadual nº 4.262, de 21 de novembro de 1994, que cria condições a manifestação de interesse público, declaração e reconhecimento, por parte do IAP, das RPPN no âmbito do Estado do Paraná.
Portaria IAP 263/1998 - Cria, organiza e atualiza o Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (CEUC); define conceitos, parâmetros e procedimentos para o cálculo dos Coeficientes de Conservação da Biodiversidade e dos Índices Ambientais dos Municípios por Unidades de Conservação, bem como fixa procedimentos para publicação, democratização de informações.
Informação Técnica n° 13/2021 - Manual de utilização do Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas - CEUC.
Clique aqui para acessar o site do IAT
Código Florestal
Lei n° 12651/2012 - Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nºs 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.
Comércio e Serviço
Resolução SEMA nº 31 , de 24 de agosto de 1998 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental, autorização ambiental, autorização florestal e anuência prévia para desmembramento e parcelamento de gleba rural, entre outros.
Resolução SEMA nº 051, de 23 de outubro de 2009 - Dispensa de Licenciamento e/ou Autorização Ambiental Estadual de empreendimentos e atividades de pequeno porte e baixo impacto ambiental.
ANEXO V da Resolução Sedest nº 032/2020 - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
ANEXO III da Resolução Sedest nº 032/2020 - Plano de Controle Ambiental.
Compensação Ambiental
Resolução Conjunta SEDEST/IAT Nº 10 DE 18/07/2024 - Estabelece as diretrizes para o cumprimento do disposto no art. 17 da Lei Federal nº 11428/2006 e na Lei Federal nº 12651/2012 para a compensação ambiental, decorrente de supressão de vegetação nativa, pertencentes aos Biomas de Cerrado e de Mata Atlântica, e seus ecossistemas associados no Estado do Paraná.
Lei Federal 6.938/81 - Estabelece a política nacional do Meio Ambiente.
Lei Federal 9.985/00 - Institui o sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.
Decreto Federal 4.340/02 - Regulamenta artigos da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000.
Decreto Federal 6.848/09 - Altera e acrescenta dispositivos ao Decreto no 4.340/02.
Resolução CONAMA 371/06 - Estabelece diretrizes para o cálculo, cobrança, aplicação, aprovação e controle de gastos de recursos advindos de compensação ambiental, com base no SNUC.
Resolução Conjunta SEMA /IAP 01/2010 – Metodologia de cálculo válida para empreendimentos requeridos até 24/01/2021.
Lei Federal nº 13.668/2018 – Altera as Leis n º 11.516, de 28 de agosto de 2007, 7.957, de 20 de dezembro de 1989, e 9.985, de 18 de julho de 2000, para dispor sobre a destinação e a aplicação dos recursos de compensação ambiental e dá outros providencias.
Portaria IAT nº 250/2020 - Instala a Câmara de Compensação Ambiental – CCA.
Regimento Interno da CCA (Aprovado em 30/10/2020) - Estabelece as atribuições da Câmara de Compensação Ambiental – CCA.
Portaria IAT n° 20/2021 – Metodologia de cálculo válida para empreendimentos requeridos a partir de 25/01/2021.
Portaria IAT n° 32/2021 - Altera a composição da Câmara de Compensação Ambiental – CCA.
Corte de Vegetação, Flora em Geral, Reflorestamento, Exploração do Pinhão
Instrução Normativa IAT nº 13/2025 - Estabelece critérios para a exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) nos licenciamentos ambientais de projetos agropecuários e plantios florestais de espécies exóticas que contemplem áreas incultas, nos termos que especifica.
Instrução Normativa IAT nº 29/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e os procedimentos para controle e requerimentos de supressão de espécies nativas plantadas.
Instrução Normativa IAT nº 14/2025 - Estabelece procedimentos administrativos para retirada de Espécies Exóticas em Áreas de Preservação Permanente - APP.
Instrução Normativa IAT nº 12/2025 - Isenta a matéria prima florestal exótica da obrigatoriedade de reposição florestal, da prévia aprovação para exploração e transporte, regulamenta o corte de espécies exóticas arbóreas em perímetro urbano e dá outras providências.
Instrução Normativa IAT nº 11/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e os procedimentos para controle da exploração do Pinhão e define outras providências.
Instrução Normativa IAT nº 10/2025 - Institui Câmara Técnica Florestal para análise e parecer técnico em procedimentos de licenciamento ambiental que envolva a supressão de vegetação, no Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 08/2025 - Estabelece critérios e procedimentos de disciplinar e padronizar os procedimentos sobre a reposição florestal e o consumo de matéria-prima florestal, e dá outras providências.
Instrução Normativa IAT nº 07/2025 - Estabelece critérios e procedimentos para o corte de Mimosa scabrella (Bracatinga) na região de ocorrência do Estado do Paraná, na modalidade Manejo Florestal de Bracatinga, nos termos que especifica.
Instrução Normativa IAT nº 16/2025 - Estabelece as diretrizes para compensação ambiental, no cumprimento do disposto no art. 17 da Lei Federal nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006 regulamentada pelo Decreto n° 6.660 de 21 de novembro de 2008, decorrente de supressão de vegetação nativa, pertencentes ao Bioma Mata Atlântica, e seus ecossistemas associados, no Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 15/2025 - Estabelece critérios e procedimentos para elaboração, análise, aprovação e monitoramento do Plano de Resgate da Flora – PRF, decorrentes de autorização de supressão de vegetação nativa no estado do Paraná, nos termos que especifica.
Orientação Técnica IAT nº 03/2024 - Estabelece a aplicação das Resoluções Conama nº 417/2009 e Conama nº 447/2012, nos procedimentos de caracterização da vegetação e seus estágios sucessionais nas áreas localizadas na planície litorânea no estado do Paraná.
Resolução Conjunta SEDEST/IAT Nº 10 DE 18/07/2024 - Estabelece as diretrizes para o cumprimento do disposto no art. 17 da Lei Federal nº 11428/2006 e na Lei Federal nº 12651/2012 para a compensação ambiental, decorrente de supressão de vegetação nativa, pertencentes aos Biomas de Cerrado e de Mata Atlântica, e seus ecossistemas associados no Estado do Paraná.
PORTARIA IAT Nº 104, DE 20 DE MARÇO DE 2024 - Estabelecer critérios e procedimentos para o requerimento de Uso Alternativo do Solo – UAS – para solicitação de supressão de vegetação nativa em formações florestais em estágio médio e avançado, de regeneração natural do Bioma Mata Atlântica no Estado do Paraná, em conformidade aos Art. 30 e 31 da Lei Federal nº 11.428/2006, bem como o Decreto Federal nº 6.660/2008.
Portaria IAT nº 300/2020 - Estabelece critérios e procedimentos para o requerimento de Autorização de Supressão de Vegetação - ASV, nos termos que especifica.
Resolução IBAMA/SEMA/IAP n° 07/2008 - Regulamenta a exploração eventual de espécies arbóreas nativas em remanescentes de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, em ambientes agropastoril e em áreas urbanas.
Portaria IAP n° 225/2011 - Ref. as autorizações florestais, nas modalidades de cortes.
Portaria IAP n° 256/2011 - Estabelece os procedimentos administrativos para o Corte de espécies nativas plantadas com recursos próprios.
Portaria IAP n° 63/2006 - Estabelece restrições para a emissão de informação de Corte com Declaração de Origem.
Lei Federal nº 12.651/2012 - Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa.
Lei Federal n° 11.428/2006 - Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências.
Resolução CONAMA nº 02/1994 - Define formações vegetais primárias, bem como os estágios sucessionais de vegetação secundária, com finalidade de orientar os procedimentos de licenciamento de exploração da vegetação nativa no Estado do Paraná.
Portaria IAP n° 193/2006 - Estabelece critérios para corte de vegetação nativa em Estágio Inicial de Regeneração, Corte Isolado de Árvores Nativas.
Resolução CONAMA n° 002/1994 - Considera a necessidade de se definir as formações vegetais primárias, bem como os estágios sucessionais de vegetação secundária, com finalidade de orientar os procedimentos de licenciamento de exploração da vegetação nativa no Estado do Paraná.
Crimes Ambientais/Fiscalização
INSTRUÇÃO NORMATIVA IAT Nº 07, DE 16 DE OUTUBRO DE 2023 - Estabelece regras e procedimentos para o trâmite dos processos administrativos de infrações, condutas e atividades lesivas ao meio ambiente no âmbito do Instituto Água e Terra.
Lei Federal n° 9605/98 - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Decreto Federal n° 6514/2008
Decreto Federal n° 6686/2008
Portaria IAP/GP n° 157/2011
Instrução Normativa IAP/GP n° 001/2011
CRL - Certidão de Renovação de Licença
Resolução SEMA n° 006/2019 - Autoriza o IAP a expedir certidão de procedimentos que estão em trâmite na Instituição para fins de prorrogação de prazo.
Declaração de Carga Poluidora - DCP e Efluente Líquido
Portaria IAT nº 176/2025 - Estabelece requisitos, critérios, diretrizes e procedimentos para impermeabilização de lagoas de tratamento, em empreendimentos novos ou em operação localizados no Paraná.
PORTARIA IAT Nº 383, DE 22 DE AGOSTO DE 2023 - Estabelece critérios para impermeabilização de lagoas de tratamento, em empreendimentos novos ou em operação localizados no Paraná.
Portaria IAP n° 256/2013 - Aprova e estabelece os critérios e exigências para a apresentação da DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA, através do SISTEMA DE AUTOMONITORAMENTO de Atividades Poluidoras no Paraná e determina seu cumprimento.
(REVOGADA) Resolução CEMA n° 70/2009 Anexo 11 - Diretrizes para apresentação de Declaração de Carga Poluidora.
Link para o envio e download do termo de referência:
Download do Termo de Referência
Desapropriação - Interesse Social e Utilidade Pública
Decreto - Lei n° 3365/41 - Dispõe sobre desapropriações por utilidade pública.
Lei n° 4132/62 - Define os casos de desapropriação por interesse social e dispõe sobre sua aplicação.
Desmembramento e Parcelamento do Solo, Empreendimentos Imobiliários, Empreendimentos habitacionais
Instrução Normativa IAT nº 17/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos habitacionais de interesse social em área urbana, executados por companhias municipais ou estaduais no território paranaense.
RESOLUÇÃO SEDEST Nº 050/2022 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos imobiliários urbanos no território paranaense.
Resolução SEMA n° 31/98 art 159 a 161 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Estado do Paraná e dá outras providências.
Decreto-Lei n° 58/1937 - Dispôs sobre o loteamento e a venda de terrenos para pagamento em prestações.
Decreto-Lei n° 271/1967 - Dispõe sobre loteamento urbano, responsabilidade do Ioteador concessão de uso e espaço aéreo e dá outras providências.
Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979 - Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências.
Detergentes (Fabricação)
Lei Federal n° 7365/85 - Dispõe sobre a fabricação de detergentes não-biodegradáveis.
Resolução CONAMA n° 359/2005 - Dispõe sobre a regulamentação do teor de fósforo em detergentes em pó para uso em todo o território nacional e dá outras providências.
Dívida Ativa
Lei Federal n° 6830/80 - Dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, e dá outras providências.
DLAE - Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual
(REVOGADA) Resolução SEMA n° 051/2009 - Dispensa de Licenciamento e/ou Autorização Ambiental Estadual de empreendimentos e atividades de pequeno porte e baixo impacto ambiental.
Portaria IAP n° 243/2009 - Complementa Resolução SEMA n° 51/2009 (REVOGADA) quanto a apresentação de documentações.
Portaria n° 304/2013 - Dispensa do Licenciamento Ambiental Estadual as atividades que especifica.
Licenciamento em âmbito municipal: PORTARIA IAT Nº 37/2022 e PORTARIA IAT Nº 37/2022 - Estabelecer procedimentos para a análise dos requerimentos dos municípios que pleiteiam o licenciamento ambiental e Estabelecer critérios para a delegação do licenciamento ambiental de tipologias de atividades, empreendimentos e obras, em que o IAT detém a gestão.
Resolução CEMA Nº 110/2021 - Estabelecer critérios, procedimentos e tipologias de atividades, empreendimentos e obras que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local.
Portaria IAP nº 304/2013 - Dispensa do Licenciamento Ambiental Estadual as atividades que especifica.
DOF - Documento de Origem Florestal
IN IBAMA n° 21/2014
Resolução CONAMA n° 379/2006 - Cria e regulamenta sistema de dados e informações sobre a gestão florestal no âmbito do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SiSNAMA.
IN IBAMA n° 134/2006 - Altera a Instrução Normativa nº 112/2006.
IN IBAMA n° 187/2008 - Define procedimentos e padrões de nomenclatura e coeficientes para indústrias consumidoras ou transformadoras de produtos e subprodutos florestais madeireiros de origem nativa, inclusive carvão vegetal.
Resolução CONAMA n° 411/2009 - Dispõe sobre procedimentos para inspeção de indústrias consumidoras ou transformadoras de produtos e subprodutos florestais madeireiros de origem nativa, bem como os respectivos padrões de nomenclatura e coeficientes de rendimento volumétricos, inclusive carvão vegetal e resíduos de serraria.
EIA/RIMA - Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos Ambientais
Instrução Normativa IAT nº 13/2025 - Estabelece critérios para a exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) nos licenciamentos ambientais de projetos agropecuários e plantios florestais de espécies exóticas que contemplem áreas incultas, nos termos que especifica.
Portaria IAT 347/2024 - Estabelece a metodologia da matriz para a valoração dos impactos negativos e não mitigáveis sobre o meio ambiente, identificados nos processos de licenciamentos realizados pelo órgão ambiental, para fins de determinação do valor da compensação ambiental devida.
Decreto Estadual nº 9541/2025 - Regulamenta a Lei Nº 22252/2024, que dispõe sobre normas gerais para o licenciamento ambiental no Estado do Paraná.
(REVOGADA) Da necessidade - Resolução CEMA n° 107/2020 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental, estabelece critérios e procedimentos a serem adotados para as atividades poluidoras, degradadoras e/ou modificadoras do meio ambiente e adota outras providências.
Resolução CONAMA n° 001/86 - Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental.
Audiência Pública - CONAMA n° 09/1987 - Dispõe sobre a realização de Audiências Públicas no processo de licenciamento ambiental.
Portaria IAP n° 38/2010 - Estabelece critérios para composição e qualificação de Equipe Técnica Multidisciplinar de Consultores e Empresas de Consultoria Ambiental, responsáveis pela elaboração de Estudos Prévios de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto sobre o Meio Ambiente.
(REVOGADA) Portaria IAT n° 65/2021 - Estabelece critérios para a exigência de EIA/RIMA nos licenciamentos ambientais de projetos agropecuários e plantios florestais de espécies exóticas que contemplem áreas incultas, nos termos que especifica.
PORTARIA IAT Nº 42/2022 - Estabelece a inclusão do Diagnóstico Climático em Estudos de Impacto Ambiental-EIA, no âmbito do licenciamento ambiental, em consonância a Política Estadual sobre Mudança do Clima, nos moldes do diagnóstico ambiental, exigido atualmente dos meios físico, biótico e socioeconômico da área do projeto.
Eletrificação Rural
(REVOGADA) Resolução SEMA n° 31/1998 - Art 178 e 179
Documentos a serem apresentados:
RLA Requerimento de Licença Ambiental, devidamente preenchido
COD Cadastro de Obras Diversas, devidamente preenchido;
Documento de identificação - RG e CPF;
Papel timbrado emitido pela Copel;
Comprovante de residência (em caso de ser em área urbana);
Matrícula do imóvel e Recibo do CAR (em caso de meio rural);
Anuência da Prefeitura Municipal - Certidão de Uso e Ocupação do Solo, expedido pelo município, de acordo com o Anexo II da Resolução CEMA n° 107/2020 - (REVOGADA);
Croqui de localização do imóvel com o traçado da linha elétrica (pode ser feito através do Google Earth);
Autorização Florestal em caso de supressão vegetal; e
Cópia do boleto e comprovante do pagamento da taxa de Dispensa de Licenciamento Ambiental – DLAE, emitido pelo site do IAT.
Emissões Atmosféricas
Resolução SEDEST Nº 002/2025 - Define critérios para o Controle da Qualidade do Ar como um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para proteção da saúde e bem estar da população e melhoria da qualidade de vida, com o objetivo de permitir o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná de forma ambientalmente segura.
RESOLUÇÃO SEDEST Nº 40, DE 28 DE SETEMBRO DE 2023 - Dispõe sobre o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, por meio da apresentação de Declaração de Emissão à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Lei Estadual n° 13806/2002 - Dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, padrões e gestão da qualidade do ar, conforme especifica e adota outras providências.
Resolução CEMA n° 100/2017 - Estabelece critérios para o cadastramento de Laboratórios de Ensaios Ambientais e de equipamentos para medições ambientais e revoga a Resolução CEMA nº 095/2014.
(REVOGADA) Resolução SEDEST Nº 45 DE 09/08/2022 - Dispõe sobre o Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, por meio da apresentação de Declaração de Emissão à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).
(REVOGADA) Resolução SEMA n° 24/2019 - Estabelece critérios para controle das emissões atmosféricas, para as atividades de recebimento, beneficiamento, armazenamento e expedição de produtos agrícolas não industrializados.
(REVOGADA) Portaria IAP nº 001/2008 - Diretrizes para elaboração de Relatórios de Automonitoramento de Emissões Atmosféricas
Empreendimentos Imobiliários
Instrução Normativa IAT nº 21/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos imobiliários urbanos no território paranaense.
Instrução Normativa IAT nº 17/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos habitacionais de interesse social em área urbana, executados por companhias municipais ou estaduais no território paranaense.
(REVOGADO) Resolução SEDEST n° 30/2022 - Estabelece requisitos, definições, critérios, diretrizes e procedimentos referentes ao licenciamento ambiental de empreendimentos imobiliários urbanos no território paranaense.
Energia
Instrução Normativa IAT nº 26/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de sistemas de transmissão, distribuição e subestação de energia elétrica, no âmbito do Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 24/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para licenciamento ambiental de biodigestores com aproveitamento energético de biogás no âmbito do Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 22/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte eólica, no âmbito do Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 20/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte solar, no âmbito do Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 09/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de unidades de geração de energia elétrica a partir de potencial hidráulico, no âmbito do Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 18/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de Sistemas de Distribuição de Gás Canalizado e Sistemas de Transporte de Gás Canalizado, no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 07/2021 - Energia Eólica | Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para licenciamento de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte eólica, no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 08/2021 - Biogás | Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de BIODIGESTORES COM APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE BIOGÁS no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 09/2021 - Energia Elétrica a partir de Potencial Hidráulico | Estabelece definições, critérios, diretrizes procedimentos para licenciamento de unidades de geração de energia elétrica a partir de potencial hidráulico, no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 10/2021 - Cogeração de Energia | Estabelece critérios para o licenciamento ambiental de empreendimentos de COGERAÇÃO DE ENERGIA no Estado do Paraná e dá outras providências.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 11/2021 - Energia Solar | Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para licenciamento de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte solar, no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 12/2021 - Sistemas de Distribuição de Gás Canalizado e Sistemas de Transporte de Gás Canalizado | Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Distribuição de Gás Canalizado e Sistemas de Transporte de Gás Canalizado, no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 13/2021 - Sistemas de transmissão, distribuição e subestação de energia elétrica | Estabelece definições, critérios, diretrizes procedimentos para o licenciamento ambiental de sistemas de transmissão, distribuição e subestação de energia elétrica, no âmbito do Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n. 08/2022 - Estabelece critérios e procedimentos para o licenciamento ambiental simplificado de usinas termelétricas a gás natural para geração de energia através de geradores modulares.
Erva-Mate
INSTITUTO ÁGUA E TERRA PORTARIA Nº 354, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020 - Normatiza os procedimentos para o cadastramento de agricultores familiares, bem como de membros pertencentes a segmentos de povos e comunidades tradicionais produtores de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM), em especial de erva-mate, no Estado do Paraná.
Espécies Ameaçadas de Extinção
Lista Paraná - Lista do Estado do Paraná de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Lista Nacional - Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Espécies Exóticas Invasoras
Instrução Normativa IAT nº 13/2025 - Estabelece critérios para a exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) nos licenciamentos ambientais de projetos agropecuários e plantios florestais de espécies exóticas que contemplem áreas incultas, nos termos que especifica.
Instrução Normativa IAT nº 14/2025 - Estabelece procedimentos administrativos para retirada de Espécies Exóticas em Áreas de Preservação Permanente - APP.
Instrução Normativa IAT nº 12/2025 - Isenta a matéria prima florestal exótica da obrigatoriedade de reposição florestal, da prévia aprovação para exploração e transporte, regulamenta o corte de espécies exóticas arbóreas em perímetro urbano e dá outras providências.
PORTARIA IAT Nº 259, DE 23 DE MAIO DE 2023 - Estabelece procedimentos para o plantio de árvores frutíferas, plantas ornamentais e para sombreamento e de Acacia mearnsii, enquadradas na Categoria II da Portaria IAP nº 59, de 15 de abril de 2015, que define a lista de espécies exóticas invasoras do Estado.
PORTARIA IAT Nº 258 DE 23/05/2023 - Estabelece procedimentos para o uso de gramíneas enquadradas na Categoria II da Portaria IAP nº 59, de 15 de abril de 2015 que define a lista de espécies exóticas invasoras do Estado.
PORTARIA IAT Nº 257, DE 23 DE MAIO DE 2023 - Estabelece procedimentos para o cultivo de Pinus spp. (Pínus), enquadrados na Categoria II da Portaria IAP nº 59, de 15 de abril de 2015, que define a lista de espécies exóticas invasoras do Estado.
Portaria IAP nº 192/2005 - Determina o controle e erradicação de espécies vegetais exóticas em Unidades de Conservação de proteção integral.
Portaria IAP nº 96/2007 - Isenta a matéria-prima florestal da obrigatoriedade de reposição florestal e da prévia aprovação para exploração e transporte.
Portaria IAP nº 121/2007 - Isenta de autorização do IAT o corte de espécies florestais exóticas arbóreas em perímetro urbano.
Portaria IAP nº 59/2015 - Reconhece a Lista de Espécies Exóticas Invasoras para o Estado do Paraná.
Resolução SEDEST nº 27/2021 - Estabelece procedimentos administrativos para retirada de Espécias Exóticas em Áreas de Preservação Permanente.
Estacionamento de Caminhões - Pátio
Instrução Normativa IAT nº 25/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de Pátio/Estacionamento de Caminhões e /ou Pátio de Containers.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 32/2020 - Estabelece condições e critérios e dá outras providências, para o licenciamento ambiental de Pátio/Estacionamento de Caminhões.
(REVOGADA) SEDEST n° 32/2020 - Anexos
(REVOGADA) Resolução SEDEST nº 39/2024 - Estabelece condições e critérios e dá outras providências, para o licenciamento ambiental de Pátio/Estacionamento de Caminhões e /ou Pátio de Containers.
Fauna
Instrução Normativa IAT nº 01/2025 - Estabelece a obrigatoriedade de preenchimento do Sistema de Acompanhamento de Fauna e Registro de Animais Ingressados - SAFARI, pelas Gerências Regionais e Núcleos Locais do Instituto Água e Terra - IAT.
Instrução Normativa IAT nº 06/2025 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o Licenciamento Ambiental de mantenedores, criadouros científicos, criadouros conservacionistas, jardins zoológicos, Centro de Apoio à Fauna Silvestre – CAFS, Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETAS ou CETRAS, e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS, de fauna silvestre nativa e/ou exótica em condição ex situ.
Instrução Normativa IAT nº 05/2025 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o Licenciamento Ambiental de Criadouros Comerciais e Estabelecimentos Comerciais de fauna silvestre nativa e/ou exótica.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 003/2024 - Aprova o Plano de Ação Estadual para a Conservação dos Grandes Felinos no Estado do Paraná - PAE Grandes Felinos/PR e dá outras providências.
PORTARIA IAT Nº 12, DE 10 DE JANEIRO DE 2024 - Estabelecer definições, critérios, diretrizes e procedimentos administrativos para Estudos de Fauna em processos de Licenciamento Ambiental no Estado do Paraná.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 06, DE 05 JULHO DE 2023 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o Licenciamento Ambiental de Criadouros comerciais e Estabelecimentos comerciais de faunasilvestre nativa e/ou exótica.
PORTARIA IAT N° 244, DE 17 DE MAIO DE 2023 - Projeto Passarinhar Paraná.
PORTARIA Nº 219, DE 08 DE MAIO DE 2023 - Destinação de Espécies de Fauna Exótica.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 02, DE 08 DE MAIO DE 2023 - Estabelece os Protocolos de Destinação de Espécies de Fauna Exótica do Estado do Paraná e seus procedimentos.
PORTARIA IAT Nº 02 DE 02/02/2023 - Dispõe sobre instruções para os procedimentos administrativos de Autorizações Ambientais para Manejo de Fauna em processos de Licenciamento Ambiental.
PORTARIA IAT Nº 12 DE 10/01/2024 - Estabelece diretrizes para estudos de fauna em processos de licenciamento ambiental no Estado do Paraná, revoga a Portaria IAT Nº 51/2023, que estabelece critérios para a emissão de Autorizações Ambientais para Estudos de Fauna em processos de Licenciamento Ambiental; a Instrução Normativa IAT Nº 2/2023, que dispõe instruções para os procedimentos administrativos de autorizações Ambientais para Manejo de Fauna; e a Portaria IAT Nº 22/2020, que estabelece procedimentos para a padronização metodológica ao monitoramento de atropelamentos de animais silvestres.
PORTARIA IAT Nº 51 DE 02/02/2023 (REVOGADA) - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos administrativos para a emissão de Autorizações Ambientais para Estudos de Fauna em processos de Licenciamento Ambiental no Estado do Paraná.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 31/01/2023 - Dispõe sobre instruções para os procedimentos administrativos de Autorizações Ambientais para Manejo de Fauna em processos de Licenciamento Ambiental.
Portaria IAT Nº 28 DE 31/01/2023 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos administrativos para a emissão de Autorizações Ambientais para Estudos de Fauna em processos de Licenciamento Ambiental no Estado do Paraná.
Portaria IAT Nº 50 DE 02/02/2023 - Revoga a Portaria IAT Nº 29 DE 31/01/2023.
Portaria IAT Nº 29 DE 31/01/2023 (REVOGADA) - Estabelece a metodologia para a classificação do grau de relevância e importância ecológica (GRIE) das comunidades faunísticas, do grau de degradação ambiental da paisagem (GDAP) e da matriz de avaliação de impactos à fauna para o escopo do licenciamento ambiental.
Portaria IAP Nº 246/2015 - (REVOGADA) Estabelece critérios, procedimentos, trâmite administrativo e premissas para a concessão de Licenciamento Ambiental de empreendimentos que fazem uso e manejo de fauna nativa ou exótica em condição ex situ.
PORTARIA IAT Nº 203/2022 - Instituir a Frente de Especialistas em Reconhecimento de Animais Silvestres-FERAS, com objetivo principal de manter registro atualizado de profissionais capacitados para apoio na identificação de espécimes da fauna silvestre.
Fertilizantes
Lei n° 6894/80 - Dispõe sobre a inspeção e fiscalização da produção e do comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes, estimulantes ou biofertilizantes, destinados à agricultura, e dá outras providências.
Decreto n° 4954/2004 - Aprova o Regulamento da Lei nº 6.894, de 16 de dezembro de 1980, que dispõe sobre a inspeção e fiscalização da produção e do comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes ou biofertilizantes destinados à agricultura, e dá outras providências.
Fumaça Preta - Fonte Móvel
Portaria MINTER - Ministério dos Transportes n° 100/1980 - Dispõe sobre a emissão de fumaça por veículos movidos a óleo diesel.
Portaria IBAMA n° 85/1996 - Dispõe sobre a criação e adoção de um Programa Interno de Auto Fiscalização da Correta Manutenção da Frota, quanto a Emissão da Fumaça Preta, por empresa que possuem frota própria de transporte de carga ou de passageiro, cujos veículos são movidos a óleo diesel.
Fundição de Chumbo
Resolução SEMA n° 36/2008 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental, estabelece condições e critérios e dá outras providências, para Empreendimentos com fundição de chumbo.
Resolução SEMA n° 15/2009 - Altera o contido no art. 12 da Resolução nº 36/2008 e revogação do art. 9º.
GAC - Gerenciamento de Áreas Contaminadas
RESOLUÇÃO CEMA n°129, de 23 de novembro de 2023 - Dispõe sobre procedimentos para Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas e sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado do Paraná, e dá outras providências.
Hospital
Resolução conjunta SEMA/SESA nº 002/2005 - Estabelecer diretrizes para elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
(REVOGADA) Resolução SEMA nº 31/1998 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Estado do Paraná e dá outras providências.
CONAMA nº 358/2005 - Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências.
Resolução da diretoria colegiada (RDC) nº 222/2018 - Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.
Portaria IAP nº 212/2019 - Estabelece procedimentos e critérios para exigência e emissão de Autorizações Ambientais para as Atividades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
PGRSS - Anexo III Portaria IAP nº 026/2006 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmite administrativo, níveis de competência e premissas para o licenciamento ambiental de Empreendimentos de Serviços de Saúde.
ICMBIO - Panfleto sobre legislações
Lei 9.985, de 18 de julho de 2000
Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002
Decreto nº 5.746, de 5 de abril de 2006
Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007
Decreto nº 6.640, de 7 de novembro de 2008
Para acessar, clique aqui!
ICMS Ecológico por Biodiversidade e Política de Crédito
Portaria IAT nº 06/2025 - Termo de Compromisso - Áreas Protegidas / ICMS Ecológico.
Portaria IAT nº 05/2025 - Programa ICMS Ecológico por Biodiversidade.
Portaria IAT nº 04/2025 - Programa ICMS Ecológico por Biodiversidade.
Resolução SEDEST nº 53/2024 - Institui a Política Estadual de Crédito de Biodiversidade no Estado do Paraná e adota outras providências.
Lei Complementar Federal 63/1990 - Dispõe sobre critérios e prazos de crédito das parcelas do produto da arrecadação de impostos de competência dos Estados e de transferências por estes recebidos, pertencentes aos Municípios, e dá outras providências.
Lei Complementar Estadual 59/1991 - Dispõe sobre a repartição de 5% do ICMS, a que alude o art. 2º da Lei 9.491/90, aos municípios com mananciais de abastecimento e unidades de conservação ambiental, assim como adota outras providências.
Decreto Estadual 2.791/1996 - Critérios técnicos de alocação de recursos a que alude o art. 5º da Lei Complementar nº 59, de 01/10/1991, relativos a mananciais destinados a abastecimento público.
Portaria IAP 263/1998 - Cria, organiza e atualiza o Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (CEUC); define conceitos, parâmetros e procedimentos para o cálculo dos Coeficientes de Conservação da Biodiversidade e dos Índices Ambientais dos Municípios por Unidades de Conservação, bem como fixa procedimentos para publicação, democratização de informações, planejamento, gestão, avaliação e capacitação, normatizando o cumprimento das Leis Complementares Estadual nº 059/91 e nº 067/93.
Lei n° 12.690/1999 - Dispõe que os municípios aplicarão 50% do ICMS recebido nos termos do artigo 2º, da Lei Complementar nº 59/91, alterado pela Lei Complementar nº 67/93, diretamente nas respectivas Áreas Indígenas.
Portaria IAP n°11/2012 - Estabelece conceitos para algumas categorias de manejo de unidades de conservação conforme estipulado pela Lei Federal nº 9958/2000.
Incineração de Resíduos Sólidos
Resolução SEMA n° 043/2008 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental, estabelece condições e critérios para Empreendimentos de incineração de resíduos sólidos e dá outras providências.
Resolução CEMA n° 76/2009 - Estabelece a exigência e os critérios na solicitação e emissão de Autorizações Ambientais para coprocessamento de resíduos em fornos de cimento, com fins de substituição de matéria prima ou aproveitamento energético.
Portaria IAP n° 212/2019 - Estabelece procedimentos e critérios para exigência e emissão de Autorizações Ambientais para as Atividades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
IML Instituto Médico Legal
Resolução conjunta SEMA/SESA nº 002/2005 - Estabelecer diretrizes para elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
(REVOGADA) Resolução SEMA nº 31/1998 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Estado do Paraná e dá outras providências.
CONAMA nº 358/2005 - Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências.
Resolução da diretoria colegiada (RDC) nº 222/2018 - Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.
Portaria IAP nº 212/2019 - Estabelece procedimentos e critérios para exigência e emissão de Autorizações Ambientais para as Atividades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
PGRSS - Anexo III Portaria IAP nº 026/2006 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmite administrativo, níveis de competência e premissas para o licenciamento ambiental de Empreendimentos de Serviços de Saúde.
O licenciamento poderá ser realizado pelo município, dependendo do volume de resíduos sólidos de serviço de saúde gerado - vide Resolução CEMA nº 88/2013 (Revogado pela Resolução CEMA Nº 110 DE 04/05/2021)
Inventário de Resíduos Sólidos
Resolução CONAMA n° 313/2002 - Dispõe sobre o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais.
Lei nº 20.607/2021 - Plano Estadual de Resíduos Sólidos
Irrigação Noturna - Metodologia para Gradação de Impacto Ambiental
Orientação Técnica DIRAM n° 01/2007 - Licenciamento Ambiental das Atividades do Programa de Irrigação Noturna - PIN.
Resolução SEMA/SEAB/IAP n° 01/2009 - Altera Anexo da Resolução Conjunta SEMA IAP nº 022/2007, que aprova a metodologia para a gradação de impacto ambiental visando estabelecer critérios de valoração da compensação referente a unidades de proteção integral em licenciamentos ambientais e os procedimentos para a sua aplicação.
Resolução Conjunta SEMA/IAP nº 22 de 19/06/2007 - Aprova a metodologia para a gradação de impacto ambiental visando estabelecer critérios de valoração da compensação referente a unidades de proteção integral em licenciamentos ambientais e os procedimentos para a sua aplicação.
Lavadores de Veículos
Orientação Técnica DIRAM n° 06/2005 - Atividades prestadora de serviços de lavagem de veículos.
Lavadores de Veículos Pesados
(REVOGADA) Comércio e Serviço - SEMA 31/1998 - LP,LI,LO;
(REVOGADA) SEDEST 003/2020 para reciclo de água de lavagem.
Portaria IAP 212/2019 para saturação da caixa de gordura e destinação do resíduo sólido.
Lavra de Areia e Afins - Mineração - Empreendimentos Minerários
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 02/2020 - Estabelece requisitos, definições, critérios, diretrizes e procedimentos referentes ao licenciamento ambiental de empreendimentos minerários.
(REVOGADA) Anexos - SEDEST 02/2020
Licenciamento Ambiental - Empreendimentos Industriais
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 01/2025 - Define as diretrizes para a utilização da areia descartada de fundição – ADF, em processos industriais ou construtivos no Estado, e dá outras providências.
(REVOGADA) Resolução CEMA nº 70/2009
ANEXO 1 - Cadastro de empreendimentos industriais;
ANEXO 2 - Projeto básico de sistemas de Controle de Poluição Ambiental (PCPA);
ANEXO 3 - Projetos de sistemas de Controle de Poluição Ambiental (PCPA);
ANEXO 4 - Projeto de isolamento acústico;
ANEXO 5 - Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);
ANEXO 6 - Inventário Estadual de Resíduos Sólidos;
ANEXO 7 - Padrões para o lançamento de efluentes líquidos;
ANEXO 8 - Modelo de certidão do município quanto ao Uso e Ocupação do Solo;
ANEXO 9 - Relatório de Automonitoramento de Emissões Atmosféricas;
ANEXO 10 - Fundamento Legal;
ANEXO 11 - Declaração de Carga Poluidora;
ANEXO 12 - Termo de Ajustamento de Conduta (TAC);
ANEXO 13 - Prazos de validade para Licença de Operação;
ANEXO 14 - Modelo da declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual (DLAE).
Licenciamento Ambiental - Critérios e Procedimentos
Decreto Estadual nº 9541/2025 - Regulamenta a Lei Nº 22252/2024, que dispõe sobre normas gerais para o licenciamento ambiental no Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução CEMA n° 107/2020 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental, estabelece critérios e procedimentos a serem adotados para as atividades poluidoras, degradadoras e/ou modificadoras do meio ambiente e adota outras providências.
(REVOGADA) Anexos - Resolução CEMA n. 107/2020
Licenciamento Ambiental Local - Empreendimentos Licenciados pelo Município - Descentralização
Resolução CEMA n° 110/2021 - Estabelecer critérios, procedimentos e tipologias de atividades, empreendimentos e obras que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local.
PORTARIA IAT Nº 37/2022 - Estabelecer procedimentos para a análise dos requerimentos dos municípios que pleiteiam o licenciamento ambiental.
PORTARIA IAT Nº 38/2022 - Estabelecer critérios para a delegação do licenciamento ambiental de tipologias de atividades, empreendimentos e obras, em que o IAT detém a gestão.
Ligação de Energia
Orientação Técnica SEDEST Nº 2 DE 13/05/2020 - Dispõe sobre a exigência de licenciamento ambiental para o serviço de ligação de energia.
Logística Reversa
Resolução SEMA n° 37/2009 - Dispõe sobre a coleta, armazenamento e destinação de embalagens plásticas de óleo lubrificante pós-consumo no Estado do Paraná.
Resolução SEMA n° 15/2010 - Alterar a redação do art. 7º e alínea "a" do inciso II do art. 8º da Resolução SEMA nº 37/2009 que dispõe sobre a coleta, armazenamento e destinação de embalagens plásticas de óleo lubrificante pós-consumo no Estado do Paraná.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 022/2021 - Define as diretrizes para implementação e operacionalização da responsabilidade pós-consumo no Estado do Paraná e estabelece o procedimento para incorporação da logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental no Estado, e dá outras providências.
Mineração
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 002/2020
Portaria IAP n° 54/2010
CEM - Cadastro de Empreendimentos Minerários
RLA - Requerimento de Licenciamento Ambiental - Empreendimentos Minerários
ANEXO I - Porte dos empreendimentos;
ANEXO II - Prazos de validade das licenças ambientais;
ANEXO III - Modelo de certidão do município quanto ao Uso e Ocupação do Solo;
ANEXO XII - Declaração de responsabilidade.
ANEXO IV - 1 - Dragagem em leito ativo de cursos d’água;
ANEXO IV - 2 - Extração de cascalho em leito ativo de rio;
ANEXO IV - 3 - Extração de areia e argila em cavas em ambiente de várzea;
ANEXO IV - 4 - Demais empreendimentos minerários, sem utilização de explosivos;
ANEXO IV - 5 - Demais empreendimentos minerários, com utilização de explosivos;
ANEXO IV - 6 - Recomendações gerais, aplicadas a todos os empreendimentos minerários.
ANEXO V - Relatório de atividades;
ANEXO VI - Relatório Ambiental Prévio (RAP);
ANEXO VII - Plano de Controle Ambiental Simplificado (PCAS);
ANEXO VIII - Plano de Controle Ambiental (PCA);
ANEXO IX - Avaliação de Impacto de Vizinhança (AIV);
ANEXO X - Laudo Florestal;
ANEXO XI - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
Outorga, Potabilidade, Reuso, Barragem - Águas, Águas Pluviais, Recursos Hídricos
Instrução Normativa IAT nº 19/2025 - Estabelece critérios e procedimentos para instalações necessárias à drenagem de água pluvial em Áreas de Preservação Permanente, no Estado do Paraná.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/SEFA/IAT Nº 19/2024 - Estabelece os procedimentos exigidos para habilitação e apresentação de Proposta de Aplicação para obtenção de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FHRI/PR, com o propósito de financiar estudos, ações, planos, programas, projetos, obras, serviços e aquisição de equipamentos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRH/PR.
(REVOGADA) Resolução SEDEST nº 48/2024 - Estabelece normas, critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental e a outorga de uso de recursos hídricos de empreendimentos e atividades de aquicultura e maricultura.
Portaria IAT nº 286/2024 - Determina prazos para a frequência de envio de determinadas condicionantes nas Portarias e Declarações de Uso de Recursos Hídricos emitidas pelo Sistema de Informações para Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos – SIGARH.
(REVOGADA) Portaria IAT nº 266/2024 - Estabelecer os procedimentos para instalações necessárias à drenagem de água pluvial em Área de Preservação Permanente, no Estado do Paraná.
PORTARIA IAT Nº 509, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2023 - Estabelecer critérios para a utilização de água de reuso proveniente de estação de tratamento de efluentes industriais para fins alimentícios, agrícolas e florestais.
PORTARIA IAT Nº 467, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2023 - Estabelecer critérios e procedimentos para a classificação de barragens de acumulação de água, a periodicidade de atualização, a qualificação do responsável técnico, o conteúdo mínimo e o nível de detalhamento das Inspeções de Segurança Regular (ISR) e Inspeções de Segurança Especial (ISE) Especial, da Revisão Periódica de Segurança de Barragem (RPSB); do Plano de Segurança da Barragem (PSB) e do Plano de Ação de Emergência (PAE).
INSTRUÇÃO NORMATIVA IAT Nº 06, DE 11 DE AGOSTO DE 2023 - Estabelece os critérios e parâmetros para Usos Insignificantes de Outorga, Intervenções Insignificantes e Usos e Intervenções Não Outorgáveis, com obrigatoriedade de cadastramento ou não.
RESOLUÇÃO CEMA 126, de 26 de junho de 2023 - Estabelece limites para o parâmetro Escherichia coli, em águas naturais, no Estado do Paraná.
RESOLUÇÃO CERH Nº 122, DE 19 DE JUNHO DE 2023 - Estabelece diretrizes e critérios gerais para reuso de água no Estado do Paraná.
PORTARIA IAT Nº 284, DE 07 DE JUNHO DE 2023 - Alterar o Manual Técnico de Outorgas.
(REVOGADA) Resolução n° SEMA 039/2004 - (REVOGADA PELA RESOLUÇÃO SEDEST Nº 033/2023)
Lei Nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997 - Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.
Portaria IAT n° 125/2022 - Dispõe sobre a atualização do Manual Técnico de Outorgas, especificadamente sobre os prazos máximos permitidos para cada modalidade de uso através dos documentos de outorga prévia, outorga de direito, declaração de uso independente de outorga e declaração de anuência prévia.
(REVOGADA) RESOLUÇÃO SEDEST Nº 032/2022 - Estabelece procedimentos para a integração entre procedimentos de licenciamento ambiental e de Outorga para uso de recursos hídricos no território paranaense.
Palmito
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 10/2022 - Estabelece normas e procedimentos para o plantio e colheita do Palmito (Euterpe edulis), no Estado do Paraná.
Parcelamento e Conversão de Multas Ambientais
Instrução Normativa IAT nº 02/2024 - Regulamenta procedimentos para conversão de multas ambientais no Estado do Paraná, aplicadas pelo Instituto Água e Terra.
PORTARIA Nº 355, DE 28 DE OUTUBRO DE 2020 - Determina que todas as multas oriundas de Autos de Infração Ambientais, finalizadas na esfera administrativa, serão pagos através de Guia de Recolhimento Bancário-GRB, disponibilizada por meio do sítio eletrônico www.iat.pr.gov.br, conforme especifica.
Portaria IAT N° 332/2021 - (REVOGADA PELA IN IAT 07/2023) Dispõe acerca dos critérios para conversão de multas para autuados considerados como economicamente carentes, em complementação aos critérios dispostos no Decreto Estadual nº 2.570, de 30 de agosto de 2019 e regulamentados por meio da Instrução Normativa deste Instituto Água e Terra nº 02, de 03 de julho de 2020.
(REVOGADA) ORIENTAÇÃO TÉCNICA IAT Nº 02/2022 - (REVOGADA PELA IN IAT 07/2023) Dispõe sobre os procedimentos e condutas para adesão ao Programa de Conversão de Multas Ambientais no âmbito do Estado do Paraná.
Parque Urbano
PORTARIA IAT Nº 40, DE 25 DE JANEIRO DE 2024 - Estabelecer critérios para o licenciamento ambiental visando implantação de Parques Urbanos, considerados de utilidade pública e interesse social em área urbana, na modalidade Licença Ambiental Simplificada -LAS.
Pesca - Restrições e Pesca Esportiva
Resolução SEDEST n° 52/2020 - Restrição na segunda quinzena de outubro 2020.
IN IBAMA n° 26/2009 - Piracema.
RESOLUÇÃO SEDEST Nº 012/2022 - Estabelece a criação de área específica para a prática da pesca esportiva no rio Ivai, proibindo a posse e abate de espécies de peixes de interesse turístico e ambiental.
PORTARIA IAT Nº 219/2022 - Estabelecer normas e delimitar locais, formas e quantidade para captura e estoque de peixes oriundos da pesca amadora e profissional na Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí, de domínio do Estado do Paraná.
Pesquisa Científica em Unidades de Conservação
Portaria IAT nº 255/2024 - Pesquisa científicas em UCs.
Portaria IAP n° 17/2007 - Normatiza o desenvolvimento de pesquisa científica em Unidades de Conservação Estaduais.
PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Lei Estadual n° 12493/1999 - Estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes a geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos no Estado do Paraná, visando controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais e adota outras providências.
Decreto Estadual n° 6674/2002 - Aprova o Regulamento da Lei n0 12.493, de 1999, que dispõe sobre princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos Resíduos Sólidos no Estado do Paraná, visando o controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais e adota outras providências.
(REVOGADA) Resolução CEMA 70/2009 - Anexo 5 - Diretrizes do IAP para elaboração e apresentação de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Lei 12.305/2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos
O plano de gerenciamento de resíduos sólidos tem o seguinte conteúdo mínimo:
I - descrição do empreendimento ou atividade;
II - diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, contendo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos, incluindo os passivos ambientais a eles relacionados;
III - observadas as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa e, se houver, o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos:
a) explicitação dos responsáveis por cada etapa do gerenciamento de resíduos sólidos;
b) definição dos procedimentos operacionais relativos às etapas do gerenciamento de resíduos sólidos sob responsabilidade do gerador;
IV - identificação das soluções consorciadas ou compartilhadas com outros geradores;
V - ações preventivas e corretivas a serem executadas em situações de gerenciamento incorreto ou acidentes;
VI - metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos e, observadas as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, à reutilização e reciclagem;
VII - se couber, ações relativas à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, na forma do art. 31;
VIII - medidas saneadoras dos passivos ambientais relacionados aos resíduos sólidos;
IX - periodicidade de sua revisão, observado, se couber, o prazo de vigência da respectiva licença de operação a cargo dos órgãos do Sisnama.
Picador-Serraria Móvel
Instrução Normativa IAT nº 27/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e os procedimentos para o uso de serraria móvel no Estado do Paraná.
(REVOGADA) Portaria IAP n° 197/2008 - Determina a proibição de expedição de licenciamentos para serrarias móveis.
Pilhas e Baterias
COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA - CAP . Sistema de logística reversa de baterias de chumbo ácido, seus componentes e resíduos plásticos.
Resolução CONAMA n° 401/2008 - Estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências.
Resolução CONAMA nº 424/2010 - Revoga o parágrafo único do art. 16 da Resolução nº 401, de 4 de novembro de 2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.
Piscicultura/Aquicultura/Maricultura/Pesca Esportiva
Resolução SEDEST nº 42/2021 - Estabelece normas, critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental e a outorga de uso de recursos hídricos de empreendimentos e atividades de aquicultura e maricultura.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 10/2021 - Normatiza e regulamenta a atividade de estocagem de peixes, por meio de peixamentos, repovoamento e introdução de organismos aquáticos (peixes, moluscos e crustáceos, entre outros), para fins de reposição e manutenção dos estoques pesqueiros.
Resolução CONAMA n° 413/2009 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental da aquicultura, e dá outras providências.
Resolução SEDEST n° 40/2021 - Estabelece a criação de áreas de "Reserva de Pesca Esportiva", onde fica proibida a pesca profissional, sendo destinadas à prática exclusiva da pesca amadora.
Planos de Manejo
Posto de Combustível
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 003/2020 - Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental, estabelece condições e critérios para Posto Revendedor, Posto de Abastecimento, Instalação de Sistema Retalhista de Combustível - TRR, Posto Flutuante, Base de Distribuição de Combustíveis e dá outras providências.
Resolução CONAMA Nº 273/2000 - Estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços e dispõe sobre a prevenção e controle da poluição.
Portaria IAP n° 212/2019 - Estabelece procedimentos e critérios para exigência e emissão de Autorizações Ambientais para as Atividades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
PGR - Programa de Gerenciamento de Risco
Portaria IAP n° 159/2015 - Estabelecer critérios e procedimentos para a apresentação de PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS - PGR, em processos de licenciamento ambiental de atividades consideradas de risco.
Portaria IAT Nº 224 DE 11/08/2020 - Estabelece o prazo de 30 (trinta) dias, para que as empresas que mantém armazenadas em suas instalações substâncias em quantidades superiores às apresentadas nas tabelas do Anexo I desta Portaria, apresentem ao Instituto Água e Terra relatório a comprovação de realização de auditoria específica de todos os itens que compõem o PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS-PGR, nos termos que especifica.
Portaria COLOG n° 149/2019 - Dispõe sobre procedimentos administrativos para o exercício de atividades com explosivos e seus acessórios e produtos que contêm nitrato de amônio.
Queima Controlada e Incêndios Florestais
Portaria IAT 360/2024 - Orientação aos proprietários ou possuidores de imóveis rurais atingidos por incêndios florestais.
(REVOGADA) Resolução 31/1998 - Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Estado do Paraná e dá outras providências.
DECRETO Nº 4223 - 14/04/1998 - Considera incêndio florestal, todo fogo sem controle sobre qualquer forma de vegetação, provocado pelo homem intencionalmente ou por negligência, ou ainda por fonte natural.
Queima Resíduos em Caldeira
Resolução SEMA n° 42/2008 - Estabelece critérios para a queima de resíduos em caldeiras e dá outras providências.
Regularização Fundiária
Instrução Normativa IAT nº 05/2024 - Estabelece procedimentos do Instituto Água e Terra - IAT para análise de projetos de Regularização Fundiária Urbana, localizados parcial ou integralmente em Área de Preservação Permanente.
Relatório Automonitoramento de Emissões Atmosféricas
Portaria IAP n° 001/2008 - Estabelece diretrizes para apresentação de relatórios de automonitoramento de emissões atmosféricas.
Renovação de Licenciamentos Ambientais
Portaria IAP nº 51 de 25/03/2010 - Define critérios administrativos para Renovações de Licenciamentos ambientais.
Requerimento e Doação de Mudas / Viveiros
Portaria IAT nº 581/2024 - Apoie um Viveiro.
PORTARIA IAT Nº 517, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2023 - Normatizar e padronizar procedimentos para desenvolvimento, divulgação e utilização de resultados das pesquisas científicas em Viveiros Florestais e Laboratórios de Sementes do Instituto Água e Terra – IAT e promover e apoiar pesquisas científicas que contribuam de forma efetiva para os objetivos dessas instalações.
Portaria IAT n° 386/2020 - Dispõe sobre a doação de mudas produzidas pelo Instituto Água e Terra, prioritariamente aos produtores rurais com imóveis até quatro módulos fiscais, nas atividades de recuperação das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal, dos Corredores de Biodiversidade e demais áreas degradadas, priorizando atendimento ao Programa de Regularização Ambiental - PRA e ao Paraná Mais Verde.
Portaria IAP n° 143/2015 - Estabelecer que a doação das mudas produzidas pelo IAP, deverá atender prioritariamente aos produtores rurais com imóveis até quatro módulos fiscais, nas atividades de recuperação das áreas de preservação permanente, de reserva legal, dos corredores de biodiversidade e demais áreas degradadas, visando atendimento ao Programa de Regularização Ambiental – PRA.
(REVOGADA) Portaria IAT n° 11/2022 - Institui procedimentos para o apoio aos Viveiros e Laboratórios de Sementes, no âmbito do Programa Paraná Mais Verde.
Reserva Legal - Recuperação e Manejo (erva mate, apicultura turismo)
Lei n° 16790/2011 - Dispõe sobre a recuperação e o manejo sustentável das áreas de reserva legal no Estado do Paraná, instituindo a Reserva Legal Sustentável – RLS.
Reserva Legal, UCE, Povos Tradicionais, Extrativismo Sustentável, Agricultura Familiar, APA, Polinização, Unidade de Conservação SNUC
Portaria IAT nº 632/2024 - Estabelecer procedimento para cadastramento, tendo como objeto a determinação de especificações básicas a serem seguidas pelo poder público municipal e pelos profissionais interessados no comércio ambulante no Parque Estadual da Ilha do Mel.
Portaria IAT nº 615/2024 - Institui procedimentos para o apoio as Unidades de Conservação do Paraná, por meio de doações de pessoas jurídicas de direito privado, nacionais ou estrangeiras, por meio de manifestação de interesse a qualquer tempo, com a finalidade de promover a conservação, a recuperação e a melhoria das unidades de conservação administradas pelo Instituto Água e Terra, a ser denominada: “INVESTE PARQUES”.
Portaria IAT nº 429/2024 - Investe Parques.
Portaria IAT nº 164/2025 - Regulamentar normas e procedimentos para realização de eventos comerciais nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra.
RESOLUÇÃO SEDEST Nº 15/2024 - Estabelece critérios para celebração de convênios e termos de cooperação entre a SEDEST e os municípios paranaenses e entes da administração pública estadual que desejam integrar o Projeto Poliniza Paraná.
PORTARIA IAT Nº 78, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2024 - Disciplina a modalidade de autorização a ser concedida pela Diretoria do Patrimônio Natural - DIPAN.
PORTARIA Nº 532, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2023 - Publica Edital de Cadastramento, conforme Anexos da presente Portaria, tendo como objeto determinar especificações básicas a serem seguidas pelos profissionais interessados no comércio ambulante no Parque Estadual da Ilha do Mel.
PORTARIA IAT Nº 518, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2023 - Regulamenta o procedimento para a elaboração de Plano Emergencial de Uso Público em Unidades de Conservação que não possuem Plano de Manejo.
PORTARIA IAT Nº 504, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2023 - Regulamentar normas e procedimentos para realização de eventos comerciais nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra.
PORTARIA IAT Nº 491, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2023 - A presente Portaria regulamenta normas e procedimentos para cadastramento e autorização de prestação de serviços de atividades comerciais nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra.
PORTARIA IAT Nº 492, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2023 - Instituir procedimentos para o apoio as Unidades de Conservação do Paraná, por meio de doações de pessoas jurídicas de direito privado, nacionais ou estrangeiras, por meio de edital de chamamento público e manifestação de interesse a qualquer tempo, com a finalidade de promover a conservação, a recuperação e a melhoria das unidades de conservação administradas pelo Instituto Água e Terra, a ser denominada: “INVESTE PARQUES”.
RESOLUÇÃO SEDEST Nº 22/2023 - Estabelece diretrizes para a participação no Projeto Poliniza Paraná no âmbito do Plano Paraná Mais Cidade.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 15 DE JUNHO DE 2023 - Dispõe sobre as normas e diretrizes para elaboração do Regimento Interno dos Conselhos Consultivos de Unidades de Conservação Estaduais.
NOTA TÉCNICA Nº 01/2023-IAT - Informa sobre a atualização do Mapeamento das Áreas Estratégicas para Conservação e Restauração no Paraná - AECR em 2022, referente à Resolução SEMA/IAP Nº 05/2009.
INSTRUÇÃO IAT NORMATIVA Nº 03, DE 20 DE MARÇO DE 2023 - Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos Escritórios Regionais acerca das anuências de atividades agropecuárias na APA estadual da Escarpa Devoniana para fins de financiamento rural.
PORTARIA IAT Nº 86, DE 01 DE MARÇO DE 2023 - Fica proibido o uso de equipamentos de aeromodelismo (drones e similares) em unidades de conservação estaduais, salvo em casos de autorização pela Diretoria do Patrimônio Natural para pesquisa científica, fiscalizações, monitoramento de incêndios florestais ou casos excepcionais.
PORTARIA IAT Nº 470, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2022 - Estabelece normas e procedimentos para o licenciamento de agricultores familiares, e dá outras providências.
PORTARIA IAT Nº 466, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2022 - Reconhece e normatiza os procedimentos para o extrativismo sustentável da Tabebuia cassinoides (Lam.) e dá outras providências.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2022 - Dispõe sobre a realização da consulta livre, prévia e informada aos povos e Comunidades Tradicionais em relação as Unidades de Conservação do Paraná.
SICAR - Decreto Estadual n° 8680/2013 - Institui o Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado do Paraná SICAR-PR e adota demais providências.
Portaria IAP n° 55/2014 (Revogada)
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2020 - Altera a IN no 01, de 28 de maio de 2020, que trata da compensação de reserva legal averbada.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2020 - Dispõe sobre procedimentos e critérios técnicos a serem adotados para a compensação de Reserva Legal nas modalidades de Servidão Ambiental, Cadastramento de Área Equivalente e excedente, doação de área no interior de Unidade de Conservação Estadual, realocação, readequação e retificação de Reserva Legal averbada.
Decreto Estadual n° 4340/2002 - Regulamenta artigos da Lei N° 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, e dá outras providências.
Lei Federal n° 9985/2000 - SNUC | Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.
Lei Federal n° 11516/2007 - Dispõe sobre a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes.
Cartilha ICMBIO SNUC: Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, Decreto nº 5.746, de 5 de abril de 2006, Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, Decreto nº 6.640, de 7 de novembro de 2008.
Resíduos Sólidos
Instrução Normativa IAT nº 32/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimento de armazenamento temporário de resíduos no estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 31/2025 - Licenciamento Barracão / Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Unidades de triagem de resíduos sólidos reutilizáveis ou recicláveis no estado Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 30/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Unidades de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos no estado Paraná.
Lei Estadual n° 12493/1999 - Estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes a geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos no Estado do Paraná, visando controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais e adota outras providências.
Lei Estadual 20607/2021 - Plano Estadual de Resíduos Sólidos no Estado do Paraná.
Resolução CONAMA n° 313/2002 - Inventário Nacional de Resíduos Sólidos.
Lei n° 12305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Instrução Normativa IAT nº 33/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Aterros Sanitários no estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução CEMA n° 94/2014 - Licenciamento Ambiental de Aterro Sanitário.
Portaria IAP n° 212/2019 - Autorização Ambiental para destinação de Resíduos Sólidos.
(REVOGADA) Portaria IAP n° 155/2013 - Licenciamento de Barracão.
(REVOGADA) Portaria IAP n° 187/2013 - Licenciamento de Unidades de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos Não Perigosos.
(REVOGADA) Resolução CEMA n° 90/2013 - Compostagem de Resíduos Sólidos de Origem Urbana.
Decreto Estadual n° 6674/2002 art 17 - Obrigatoriedade do Inventário de Resíduos Sólidos.
Resolução CEMA n° 109/2021 - Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
PORTARIA IAT Nº 33/2022 - Fica proibida a disposição final de resíduos que apresentem características de inflamabilidade, em aterros industriais localizados no Estado do Paraná.
Lei Estadual nº 21052/2022 - Estabelece diretrizes e critérios para o licenciamento, implantação, operação e encerramento de aterros sanitários e industriais e para o gerenciamento de resíduos, contemplando as atividades de transporte, coleta, armazenamento, tratamento e destinação e disposição final de resíduos, visando o controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais.
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEDEST/IAT Nº 09/2022 - Dispõe sobre incentivos ao aproveitamento energético de resíduos sólidos por rotas biológicas ou térmicas, buscando priorizar a hierarquia apresentada na PNRS de não-geração, redução, reutilização e reciclagem, bem como incentivos e apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação realizados por órgão públicos, pela academia e sociedade civil organizada em temas relacionados a rotas tecnológicas de tratamento.
Resíduos Sólidos Construção Civil
Resolução CONAMA n° 307/2002 - Gestão dos resíduos da construção civil (RCC).
Resíduos Sólidos Urbanos
Instrução Normativa IAT nº 32/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimento de armazenamento temporário de resíduos no estado do Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 31/2025 - Licenciamento Barracão / Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Unidades de triagem de resíduos sólidos reutilizáveis ou recicláveis no estado Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 30/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Unidades de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos no estado Paraná.
Instrução Normativa IAT nº 33/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos para o licenciamento ambiental de Aterros Sanitários no estado do Paraná.
Resolução CONAMA n° 404/2008 - Aterro Sanitário de Resíduos Urbanos.
(REVOGADA) Portaria IAP n° 187/2013 - Licenciamento Unidades de Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos Não Perigosos.
(REVOGADA) Portaria IAP n° 155/2013 - Licenciamento Barracão.
(REVOGADA) Resolução CEMA n° 90/2013 - Licenciamento Compostagem.
Resolução CEMA n° 086/2013 - Licenciamento Aterro.
Resíduos Sólidos Serviço de Saúde
Resolução CONAMA n° 358/2005 - Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências.
Portaria IAP n° 26/2006 - Estabelece critérios, procedimentos, trâmite administrativo, níveis de competência e premissas para Licenciamento Ambiental de Empreendimentos de Serviços de Saúde.
Responsável Técnico - Obrigatoriedade
Lei Estadual n° 16346/2009 - Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas potencialmente poluidoras de contratarem responsável técnico em meio ambiente.
Restauração Ecológica, PRAD
Portaria IAT nº 17/2025 - Estabelecer procedimentos para elaboração, análise, aprovação, execução e monitoramento de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas - PRADs em ecossistemas terrestres.
Resolução Conjunta SEDEST/IAT Nº 10 DE 18/07/2024 - Estabelece as diretrizes para o cumprimento do disposto no art. 17 da Lei Federal nº 11428/2006 e na Lei Federal nº 12651/2012 para a compensação ambiental, decorrente de supressão de vegetação nativa, pertencentes aos Biomas de Cerrado e de Mata Atlântica, e seus ecossistemas associados no Estado do Paraná.
Lei Federal n° 12651/2012 - Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nºs 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nºs 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória nº 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.
Decreto Federal n° 7830/2012 - Dispõe sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural, o Cadastro Ambiental Rural, estabelece normas de caráter geral aos Programas de Regularização Ambiental, de que trata a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, e dá outras providências.
Lei Federal n° 11428/2006 - Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências.
Portaria IAP n° 143/2015 - Estabelecer que a doação das mudas produzidas pelo IAP, deverá atender prioritariamente aos produtores rurais com imóveis até quatro módulos fiscais, nas atividades de recuperação das áreas de preservação permanente, de reserva legal, dos corredores de biodiversidade e demais áreas degradadas, visando atendimento ao Programa de Regularização Ambiental – PRA.
Lei Estadual n° 18295/2014 - Súmula Instituição, nos termos do art. 24 da Constituição Federal, do Programa de Regularização Ambiental das propriedades e imóveis rurais, criado pela Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012.
Decreto Estadual n° 11515/2018 - Regulamenta a Lei nº 18.295, de 10 de novembro de 2014, que dispõe sobre as formas, prazos e procedimentos para a regularização ambiental das propriedades rurais no Estado do Paraná.
(REVOGADA) Portaria Instituto Água e Terra n° 170/2020 - Estabelece procedimentos para elaboração, análise, aprovação e acompanhamento da execução de Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas - PRAD.
Instrução Normativa Instituto Água e Terra n° 01/2020 - Dispõe sobre procedimentos e critérios técnicos a serem adotados para a compensação de Reserva Legal nas modalidades de Servidão Ambiental, Cadastramento de Área Equivalente e excedente, doação de área no interior de Unidade de Conservação Estadual, relocação, readequação e retificação de Reserva Legal averbada.
Instrução Normativa Instituto Água e Terra n° 03/2020 - Dispõe sobre procedimentos e critérios técnicos a serem adotados para restauração de Reserva Legal (RL), Área de Preservação Permanente (APP) e Áreas de Uso Restrito (AUR) no âmbito do Programa de Regularização Ambiental-PRA.
Instrução Normativa Instituto Água e Terra n° 04/2020 - Altera a IN nº 01, de 28 de maio de 2020, que trata da compensação de reserva legal averbada.
Rodovias Pavimentadas
Portaria interministerial n° 273/2004 - Cria e estabelece diretrizes para o Programa Nacional de Regularização Ambiental de Rodovias Federais e dá outras providências.
(REVOGADA) Resolução SEMA n° 51/2009 - Dispensa de Licenciamento e/ou Autorização Ambiental Estadual de empreendimentos e atividades de pequeno porte e baixo impacto ambiental.
RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural
Cartilha Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - SNUC
Lei Federal n° 9985/2000 - Regulamenta o art. 225, § 1º, incisos I, II, III, e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.
Decreto Federal n° 5746/2006 - Regulamenta o art. 21 da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
Decreto Estadual n° 1529/2007 - Dispõe sobre o Estatuto Estadual de Apoio à Conservação da Biodiversidade em Terras Privadas no Estado do Paraná, atualiza procedimentos para a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN - e dá outras providências.
Instrução Técnica n° 03/2021 - Roteiro Metodológico único para elaboração de Planos de Manejo de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs no estado do Paraná.
Decreto Estadual n° 4262/1994 - Criação da categoria de manejo de unidade de conservação denominada reserva particular do patrimônio natural no território do Estado do Paraná.
Decreto 4890/2005 - Dispõe sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – como unidade de proteção integral inserida no Sistema Estadual de Unidades de Conservação, estabelece critérios e procedimentos administrativos para a sua criação e estímulos e incentivos para a sua implementação e determina outras providências. (Obs.: O Decreto 4890/2005 foi revogado pelo Decreto 1529/2007)
Página IAT - Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
Página IAT - ICMS Ecológico por Biodiversidade
Ruídos
Resolução CONAMA n° 001/1990 - Dispõe sobre critérios de padrões de emissão de ruídos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política.
NBR 10.151/2000 - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento.
Portaria IAP n° 308/2018 - De acordo com o Convênio estabelecido entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA / Instituto Ambiental do Paraná – IAP e Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária – SESP/Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde BPAmb-FV, a fiscalização dos níveis de sons e ruídos é de competência do BPAmb.
Saneamento Básico
Lei Federal n° 11445/2007 - Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico; cria o Comitê Interministerial de Saneamento Básico; altera as Leis n os 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.666, de 21 de junho de 1993, e 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; e revoga a Lei nº 6.528, de 11 de maio de 1978.
Resolução SEMA n° 21/2009 - Dispõe sobre licenciamento ambiental, estabelece condições e padrões ambientais e dá outras providências, para empreendimentos de saneamento.
Resolução SEMA n° 53/2009 - Acrescenta dois parágrafos ao art. 8º da Resolução nº 21/2009/SEMA.
Resolução CONAMA n° 377/2006 - Dispõe sobre licenciamento ambiental simplificado de Sistemas de Esgotamento Sanitário.
Resolução CONAMA n° 498/2020 - Define critérios e procedimentos para produção e aplicação de biossólido em solos, e dá outras providências.
Resolução CONAMA n° 375/2006 - Define critérios e procedimentos, para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, e dá outras providências.
SERFLOR - Sistema Estadual de Reposição Florestal Obrigatória
Decreto n° 1940/1996 - Institui formulário A - FORMULARIO DE CADASTRAMENTO DE CONSUMIDORES DE MATERIA PRIMA DE ORIGEM FLORESTAL.
-
Suinocultura
Instrução Normativa IAT nº 34/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos, para o licenciamento ambiental de empreendimentos de suinocultura no estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução Sedest n° 15/2020 - Estabelece condições e critérios e adota outras providencias, para o licenciamento ambiental de Empreendimentos de Suinocultura no Estado do Paraná.
Instrução Normativa IAP/DIRAM n° 105006/2009
Decreto Estadual n° 5503/2002 - Altera o inciso I do art. 176 do Decreto nº 3.641/77, o qual passa a ter nova redação.
Tanque de Combustível - Dispensa de licenciamento até 15m³ de armazenamento - Posto de Abastecimento
Lei n° 18955/2017 - Altera dispositivo da Lei nº 14.984 de 28 de dezembro de 2005, que dispõe que a localização, construção e modificações de revendedoras, conforme especifica, dependerão de prévia anuência municipal.
(REVOGADA) Resolução SEDEST n° 03/2020 - Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental, estabelece condições e critérios para Posto Revendedor, Posto de Abastecimento, Instalação de Sistema Retalhista de Combustível - TRR, Posto Flutuante, Base de Distribuição de Combustíveis e dá outras providências.
Terraplanagem ou Movimentação de Solo
Instrução Normativa IAT nº 04/2025 - Estabelece definições, critérios, diretrizes e procedimentos de Autorização Ambiental e Dispensa de Licenciamento Ambiental para movimentação de solo no território paranaense.
Transporte de Cargas em Geral e de Resíduos
LAS - Informação Técnica IAP nº 06/2015 - Licenciamento de empresas Transportadoras no Estado do Paraná.
(REVOGADA) Licenciamento Trifásico - Resolução SEMA nº 031/1998, Capitulo III, Seção IX, Art. 139º
Transporte - Outras Resoluções
Decreto n° 96044/1988 - Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.
Decreto n° 98973/1990 - Aprova o Regulamento do Transporte Ferroviário de Produtos Perigosos, e dá outras providências.
Lei n° 10233/2001 - Dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, e dá outras providências.
Decreto Federal n° 4097/2002 - Altera a redação dos arts. 7o e 19 dos Regulamentos para os transportes rodoviário e ferroviário de produtos perigosos, aprovados pelos Decretos nos 96.044, de 18 de maio de 1988, e 98.973, de 21 de fevereiro de 1990, respectivamente.
(REVOGADA) Resolução SEMA 31/1998 - Licenciamento Ambiental no Estado do Paraná.
Instrução Normativa IBAMA 05/2012 - Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos.
Informação Técnica IAP 06/2015 - Licenciamento de Empresas Transportadoras no Estado do Paraná.
Não é necessária a Autorização Ambiental para transporte de produtos perigosos dentro do estado do Paraná, apenas o licenciamento da transportadora e a Autorização Ambiental do IBAMA para transporte interestadual.
Transporte de Resíduos - Autorização Ambiental
Portaria n° 212/2019 - Estabelece procedimentos e critérios para exigência e emissão de Autorizações Ambientais para as Atividades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Para o transporte de resíduos dentro do estado do Paraná, há a necessidade da licença ambiental da transportadora (local fixo).
Portaria n° 224/2007 - Estabelece os critérios para exigência e emissão de Autorizações Ambientais.
Transporte e Armazenamento de Produtos de Origem Florestal
Portaria IAP n° 120/2007 - Disciplina o transporte e o armazenamento de produtos e/ou subprodutos de origem florestal nativa e carvão vegetal, no âmbito do Estado do Paraná.
Turismo
Portaria IAT nº 430/2024 - Regulamenta normas e procedimentos para cadastramento e autorização de empresas prestadoras de serviços e condutores de atividades de turismo de aventura e ecoturismo nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra.
(REVOGADA) PORTARIA IAT Nº 29/2022 - Normas e procedimentos para cadastramento e autorização de empresas prestadoras de serviços de atividades de turismo de aventura e ecoturismo nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra.
Unidades de Conservação
Portaria IAT n° 89/2021 - Uso de Imagem em Unidades de Conservação. Clique aqui para acessar o site do IAT.
Portaria IAT Nº 51 DE 04/03/2022 - Regulamenta normas e procedimentos para cadastramento e autorização de profissionais condutores de visitantes em unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Água e Terra-IAT.
PORTARIA IAT Nº 071/2022 - Estabelecer procedimentos administrativos para autorização de utilização por parte de visitantes de veículos “motorhome, camper e trailer”, doravante denominados de veículos, seja para o day-use ou pernoites, no interior de Unidades de Conservação abertas à visitação.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA IAT Nº 01/2022 - Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental nas Unidades de Conservação com delegação de uso público.
Portaria IAT n° 124/2022 - Autoriza o funcionamento das Unidades de Conservação abertas à visitação, constantes no Anexo I desta Portaria, com a adoção das determinações que especifica.
Utilidade Pública e Interesse Social
Decreto Lei n° 3365/1941 - Dispõe sobre desapropriações por utilidade pública.
Lei Federal n° 4132/1962 - Define os casos de desapropriação por interesse social e dispõe sobre sua aplicação.
Validade das Licenças
Decreto Estadual nº 9541/2025 - Regulamenta a Lei Nº 22252/2024, que dispõe sobre normas gerais para o licenciamento ambiental no Estado do Paraná.
(REVOGADA) Resolução CEMA n° 107/2020, Anexo III
Veículos Automotores - Poluição
Lei n° 8723/1993 - Dispõe sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores e dá outras providências.